O que é acabamento gráfico?

O acabamento gráfico é o processo de finalização de um produto feito em uma gráfica. Através de diversas técnicas como laminação ou aplicação de verniz, é possível transformar um simples impresso em um material nobre e muito sofisticado.

Os principais tipos de acabamentos gráficos são:

  • Brochura, espiral e wire-o
  • Corte e vinco
  • Hot stamping
  • Laminação com brilho e fosca
  • Relevo americano
  • Verniz total ou localizado
  • Blocagem
  • Serrilha


1. Brochura, espiral e wire-o:

Existem vários tipos de encadernação de materiais impressos e a Darwin-Rio trabalha com os principais, que são:

a) Brochura: A brochura é o tipo de encadernação mais utilizada nos livros. Normalmente o miolo é colado na capa através da aplicação de cola na lombada do livro.
Nesse tipo de encadernação a lombada deve ser bem planejada, pois quando os livros são empilhados, somente a lombada ficará visível. Neste caso, é necessário ter uma aparência agradável, simples e com informações importantes, como título, editora e autor da obra.

b) Espiral: A encadernação em espiral é um dos métodos mais comumente utilizados em apostilas, TCCs e materiais didáticos em geral. Esta técnica permite suporte de até 400 folhas em gramatura fina e é um tipo de encadernação mais econômica.

O processo de encadernação em espiral começa com a furação (furos redondos) através de máquina específica. Os furos atravessam desde a capa (que pode ser flexível ou dural), as folhas internas (miolo) e a capa de trás (contra-capa).
Após a furação, uma espiral de plástico é inserida para garantir a união das folhas.

c) Wire-o: A encadernação em wire-o (também conhecida como “duplo anel”) é uma técnica aperfeiçoada da encadernação mais tradicional, feita com espiral.
No wire-o espiral é realizado com arames metálicos duplos, muito mais robustos e sofisticados porém os furos são quadrados, garantindo assim maior valorização do acabamento, visual e resistência do material impresso.

Essa técnica é grandemente utilizada na confecção de cadernos, agendas, calendários e portfólios, pois permite utilizar papéis de diferentes gramaturas e uso de capas duras e flexíveis.


2. Corte e vinco:

a) Corte: O corte é o acabamento gráfico feito para moldar papéis conforme a necessidade, criando formatos personalizados.

É muito usado para confeccionar caixas e embalagens personalizadas. Para isso são usados metais pré-moldados chamados de “facas”, ou equipamentos a laser.

As facas são montadas exclusivamente para cada formato.

Os cortes mais comuns, aqueles que a gráfica pode utilizar para diversos clientes, são mais baratos, pois as facas podem ser reutilizadas.

Porém para cortes exclusivos é necessário montar as facas desde o início, aumentando o custo do projeto.

Já o corte a laser não precisa de um objeto pré-moldado.

E a melhor parte é que ele consegue alcançar um nível de detalhamento muito maior do que as facas.

b) Vinco: Vincos são marcações feitas no papel.

Essas marcações servem como “linhas-guia” para que os papéis possam ser dobrados.

Sem os vincos, as dobras irão acabar com a qualidade do seu impresso, pois as fibras dos papéis são muito sensíveis, e os vincos impedem que elas sejam danificadas no processo de dobra.

Os vincos também servem para criar outros efeitos estéticos. Seu custo é baixo, sendo muito utilizado em folders, convites e cardápios.


3. Hot Stamping:

O hot stamping é muito parecido com o verniz UV localizado. A diferença é que no hot stamping a transferência da estampa é feita através de calor.

Apesar de ser encontrado em diversas cores, as mais comuns são prata e dourado.


4. Laminação com brilho e fosca:

A laminação é o processo de “encapar” o material impresso com uma camada de adesivo plástico que depois de aplicada, não pode mais ser removida.

Mas não se preocupe, pois há muitas vantagens nisso.

Entre elas, uma maior vantagem da laminação é o aumento da resistência e durabilidade do material aplicado.

Existem diversos tipos de laminação no mercado.

Os tipos mais comuns de laminação são:

a) Com brilho: Recomendado para impressos com muitas cores e imagens, pois o efeito brilhante gera cores mais vivas (o excesso de brilho pode dificultar a leitura);

b) Fosca: Recomendado para impressos com muitos textos.

Outro detalhe importante é que deve-se evitar laminar papéis mais finos (de menor gramatura), pois a laminação pode causar curvatura no papel.


5. Relevo americano:

O relevo é perfeito para criar uma sensação diferenciada ao toque, agregando sofisticação ao impresso.

Entre as opções, você pode escolher entre relevo profundo ou alto.

Esse tipo de acabamento não pode ser aplicado em qualquer tipo de papel. É preciso que a gramatura do papel seja maior que 180g.

Por isso, é muito usado em convites e cartões de visita, onde gramaturas tendem a ser maiores.


6. Verniz total ou localizado:

O verniz é uma tinta transparente de alto brilho que gera um aspecto bem sofisticado e profissional aos impressos.

Por este motivo é muito utilizado em cartões de visita, cardápios de luxo e capas de livros.

Não existe somente o verniz “básico”. Existem os texturizados e até mesmo com aromas.

O efeito do verniz é muito parecido com a laminação, porém apresenta grandes vantagens:

  • Pode ser aplicado em papéis de gramaturas baixas (mais finos)
  • Pode ser aplicado em partes específicas do impresso

Chamamos o tipo de acabamento de verniz UV localizado quando o verniz cobre somente algumas partes específicas do impresso.

O verniz UV localizado é um dos acabamentos gráficos mais usados na indústria. Sua aplicação mais popular é a laminação fosca no fundo com detalhes em verniz localizado.

Essa união gera um contraste muito bonito entre as cores brilhantes e foscas, deixando o impresso muito profissional, sofisticado e atraente.

O verniz localizado pode ser aplicado de forma manual, através de uma máquina de silk-screen.


7) Blocagem:

O recurso da blocagem é muito como em calendários, receituários, talões de recibos, vales, bloco de rascunhos entre outros materiais impressos.

Consiste na união dos materiais impressos (folhas) de modo que fiquem encadernadas através de cola. Quando a cola é utilizada, ela é usada em um dos lados do papel.

Esse processo é muito utilizado principalmente em blocos de anotações, pois facilita o destaque rápido das folhas sem fazer com que o papel picote.


8) Serrilha:

Muito utilizada em ingressos, tickes, entre outros, a serrilha é um tipo de acabamento muito utilizado em materiais gráficos que terão uma ou mais partes destacáveis.